SINTRAE-SUL
HOMENAGEM DR JOVINO BALARDI

Para as pessoas de bom senso, um homem certamente é medido pela capacidade que desenvolve de aprender, crescer, ocupar espaços na sociedade e servir aos seus semelhantes.

Por isto fica fácil falar de nosso querido e saudoso Dr. Jovino Balardi, um dos raros espécimes humano de nosso tempo, que conseguiu dar forma efetiva a todas as qualificadoras mencionadas.

Antes de tudo, Dr. Jovino foi um ser humano que aprendeu. Aprendeu a ser cidadão na mais efetiva essência da palavra, já que soube ouvir e compor com os seus, mesmo não transigido de suas convicções. Aprendeu a ser advogado e homem das leis, mesmo quando a aplicação efetiva das leis não parecia fazer sentido. Mas, acima de tudo, aprendeu a ser homem, esposo, pai, companheiro e amigo.

Dr. Jovino também marcou sua trajetória por ter crescido, já que por sua imensa dedicação ao saber humano e jurídico alcançou o respeito e admiração da sociedade de Dourados e do estado de Mato Grosso do Sul pelo brilhantismo com que atuou em todas as áreas em que fincou a bandeira de sua presença.

Dr. Jovino foi também um homem que soube ocupar espaços na sociedade, sem com isto ferir as susceptibilidades e os brios de quem quer que seja, já que acima de tudo, deixava transparecer que o que lhe valia, na verdade, era a amizade e o bem querer das pessoas.

No entanto, o que o Dr. Jovino mais realizou foi o serviço aos seus semelhantes. Afinal, fez de o seu imenso saber jurídico um instrumento de promoção da justiça, procurando fazer com que os mais humildes tivessem garantidos os seus direitos, mesmo quando isto parecia impossível.

É importante que nós, os que ficamos saudosos de sua presença amiga e ponderada, saibamos fazer justiça à sua brilhante existência, certos de que o Dr. Jovino comprime, em toda a essência, as suas responsabilidades de ser humano de luz.

                            

DIRETORIA DO SINTRAE/SUL